NUSSERGE – Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Saúde, Sexualidades e Relações de Gênero

O NUSSERGE foi criado em 2000 com o nome de “Núcleo de Estudos e Pesquisas em Serviço Social e Relações de Gênero”, pela Prof.ª Dra. Teresa Kleba Lisboa (aposentada pelo Departamento de Serviço Social/UFSC. 1992 – 2018). A partir de 2019, a coordenação passou para a Prof.ª Dra. Luciana Patricia Zucco, havendo a mudança de nome para: “Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Saúde, Sexualidades e Relações de Gênero”/NUSSERGE. Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão no campo dos estudos feministas e de gênero, com destaque às áreas de gênero e suas interseccionalidades – identidade de gênero, sexualidade, raça/etnia, classe, gerações, entre outras. Os eixos que estruturam o Núcleo são: compromisso com as políticas públicas de gênero; dimensão interdisciplinar [Programa de Pós Graduação em Serviço Social (PPGSS/CSE/UFSC) e Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH/CFH/UFSC), integrando o Instituto de Estudos de Gênero (IEG/UFSC)]. Dentre os objetivos, destacamos: contribuir para a construção do conhecimento segundo os estudos feministas e de gênero; promover subsídios para a implementação de políticas públicas voltadas à equidade de gênero, com destaque ao enfrentamento à “violência de gênero” nas suas diferentes expressões; congregar a participação de estudantes de graduação e de pós-graduação, bem como de profissionais das redes de políticas sociais públicas nas discussões sobre Serviço Social, estudos feministas e de gênero e interseccionalidades; proporcionar o intercâmbio entre pesquisadoras e pesquisadores de outras instituições.

Diretório dos Grupos de Pesquisa: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8011958366593693

Luciana Patrícia Zucco e Teresa Kleba Lisboa

Temas de pesquisa: violências de gênero (mulher, LGBT; tipos; homens autores de violência); decolonialidade; saúde sexual; saúde reprodutiva; sexualidade; migrações transnacionais e mulheres; Serviço Social e estudos feministas; saúde e diversidade sexual; trabalho e saúde mental; gênero, raça/etnia e classe em interseccionalidade; gênero, corpo e identidade; feminização da pobreza; gênero e meio ambiente.

Linhas de pesquisa: 1) Estudos Feministas, Gênero, Sexualidade, Saúde Sexual e Saúde Reprodutiva; 2) Serviço Social, Interseccionalidades e Violências de Gênero e 3) Gênero e Meio Ambiente, Desastres Socioambientais e Interdisciplinaridade.

Projeto de pesquisa em andamento:

• Violências de gênero nas escolas: narrativas de professoras da Educação Básica