GEPSS – Grupo de Estudos e Pesquisas em Serviço Social

É inegável o crescimento teórico-metodológico do Serviço Social na atualidade, reconhecido pela expressiva quantidade e qualidade de pesquisas e publicações. Crescimento também ético-político ao explicitar uma perspectiva crítica fundada na historicidade das relações sociais de produção nas sociedades capitalistas contemporâneas e na defesa dos direitos sociais. Como outras áreas de conhecimento, as conquistas e respostas profissionais são desafiadas, diante do movimento da sociedade e suas necessidades. É este o ponto de partida do Grupo de Estudos e Pesquisas em Serviço Social (GEPSS), reconstruir caminhos teóricos e políticos, partindo de uma problemática que se faz no interior do próprio Serviço Social. Isto não significa fechar-se a questões exteriores, mas sim, abrir-se a partir de sua competência enquanto área de conhecimento, no sentido de afirmar e consolidar uma interlocução com outras áreas. Esta posição implica reconhecer uma problemática central em seus estudos e pesquisas: quais as respostas que o Serviço Social tem dado à formação profissional e ao exercício profissional? Reconhecida esta problemática é que se considera fundamental a discussão do Serviço Social enquanto objeto de pesquisa para produção de conhecimentos, para a qual o GEPSS direciona seus estudos e pesquisas:
– Exercício profissional na contemporaneidade: estudo dos fundamentos teóricos e metodológicos do exercício profissional, e suas implicações éticas e políticas na construção de respostas às demandas societárias. Estudo da dimensão interventiva da profissão e suas respostas técnico-operativas. Estudo da intersetorialidade como eixo articulador teórico e político do exercício profissional.
– Processos pedagógicos da formação profissional: estudo dos fundamentos teórico-metodológicos e ético-políticos nos processos pedagógicos de ensino do exercício profissional, com ênfase no estágio e supervisão. Estudo das estratégias pedagógicas e respostas curriculares à dimensão interventiva da profissão, em sua articulação entre a formação e o exercício profissional. Estudo da formação profissional como eixo articulador  do exercício profissional.

Diretório dos Grupos de Pesquisa: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1396434363181099

Hélder Boska de Moraes Sarmento e Mariana Pfeifer Machado

Projetos de pesquisa em andamento:

  • Fundamentos sobre ação profissional em Serviço Social
  • Serviço Social: concepções e fundamentos sobre ação profissional