Revista Libertas – v. 20 n. 1 (jan / jun 2020)

22/06/2020 14:42

A Revista Libertas tem a honra de abrir o número 20.1 com artigos das professoras Marilda Villela Iamamoto e Ivanete Boschetti, nos quais apresentam o debate realizado no XVI CBAS, em Brasília, sobre os “40 anos do Congresso da Virada”.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Conta com as contribuições de Marina Barbosa, Augusto Cerqueira, Ricardo Lara e Felipe Demier, que por diferentes enfoques analisam a conjuntura atual a partir da pandemia da COVID-19. Traz ainda um debate a respeito das migrações na Espanha em um contexto de avanço do conservadorismo. Nas análises que têm por foco o Serviço Social, traz cinco artigos.

O primeiro deles, analisando o Serviço Social argentino em uma perspectiva histórica, destaca como este se viu “atravessado” primeiro pelas teorias críticas do marxismo, posteriormente pelo debate dos direitos e cidadania e hoje, finalmente, pelas teorias críticas do colonial e o feminismo do sul.

O segundo, trata sobre a ofensiva conservadora e os impactos para a formação em Serviço Social. Outros três artigos tratam das Residências em Serviço Social nas suas múltiplas expressões, oferecendo um panorama abrangente sobre a questão.

Finalizam a seção de artigos uma abordagem do Programa Bolsa Família em Belém do Pará e uma densa exposição dos resultados de uma pesquisa a respeito do Direito no livro II d’O Capital, de Marx.

Na seção tradução dos clássicos, apresentamos “O Jardim na estética de György Lukács” e finalmente, retomando a seção de entrevistas, um diálogo com a professora argentina Susana Cazzaniga.

A todos e todas, desejamos uma boa leitura.

https://periodicos.ufjf.br/index.php/libertas/issue/view/1415