Grade de Horários

 

EMENTAS 2026/1
Direitos Humanos e Classes Sociais: Emancipação política e emancipação humana. Direitos e Estado no modo de produção capitalista e a particularidade da América Latina. Lutas sociais por direitos humanos no contexto das contradições da sociedade de classes e das desigualdades de raça/etnia e de gênero.
Trabalho e Teoria do Valor em Marx: A crítica da economia política e o Serviço Social: relações, implicações e relevâncias. O trabalho como protoforma do ser social. O modo de produção capitalista: gênese, desenvolvimento e características particulares. Acumulação, valorização e concentração/centralização do capital. Processo de trabalho e controle da força de trabalho. A produção capitalista enquanto produção de mais-valia. As categorias da crítica da economia política (subsunção formal e real do trabalho ao capital, trabalho produtivo e improdutivo).
Fundamentos da Pesquisa e Produção do Conhecimento em Serviço Social: Matrizes Clássicas do Conhecimento nas Ciências Sociais. Apropriações e particularidade histórica na relação com o Serviço Social brasileiro.
Crianças e Adolescentes, Proteção Social e Serviço Social: Construção sócio-histórica e jurídica das categorias “criança” e “adolescente” como sujeitos de direitos. Legislações para a infância e adolescência no Brasil e as políticas de atenção. Sistema de Garantia de Direitos (SGD) no contexto brasileiro.  Violações de direitos e seus atravessamentos nas infâncias e adolescências em territórios periféricos. Relação intrínseca entre questão social e questão étnico-racial no acesso aos direitos fundamentais da infância e adolescência e suas famílias.  O assistente social como agente privilegiado nos serviços de proteção social.

Fundamentos da Pesquisa e Produção de conhecimentos em Serviço Social II: A questão do método, a produção de conhecimentos e a pesquisa em Serviço Social. A pesquisa em Serviço Social, sua produção de conhecimentos e a relação com as demais áreas do saber na contemporaneidade. A ética e a política na produção de conhecimentos em Serviço Social.

Seminário de Dissertação e Tese: O Projeto de Pesquisa. A problematização e a definição do objeto de pesquisa. A escolha dos procedimentos metodológicos. Os impasses do pesquisador. Desafios éticos do pesquisador e os sujeitos da pesquisa.

Trabalho e as Expressões da Questão Social: As particularidades da  lei geral da acumulação capitalista no contexto do capitalismo dependente: o trabalho, a classe trabalhadora e a luta de classes sob a égide da superexploração. O significado da questão social no capitalismo dependente, a partir da teoria social crítica latino-americana. Elementos teórico-críticos para a análise contemporânea da questão social: a indissociabilidade entre classe, raça e gênero/sexo e as disputas de interpretações dentro e fora do Serviço Social. Os processos de produção e reprodução da vida social sob a dinâmica contemporânea do capital, as novas-velhas “expressões” da questão social e os desafios ao Serviço Social.