Livro: Políticas sociais brasileiras em contextos de crise: desafios contemporâneos (Editora UEMG)

09/02/2021 10:33

Políticas sociais brasileiras em contextos de crise: desafios contemporâneos é o mais novo lançamento da Editora UEMG, organizado por Warllon de Souza Barcellos e Marco José de Oliveira Duarte.

Trata-se de uma coletânea que reúne discussões acerca das políticas sociais brasileiras de autores de diversas universidades brasileiras, como a UEMG, UFJF, UFSC, UFF e UERJ.

Preenche, de uma só vez, uma lacuna de produção de conhecimento sobre a análise de diversas áreas dessas políticas nos cursos de graduação e pós-graduação (lato sensu e stricto sensu) em Serviço Social.

Com prefácio da Professora Emérita da UnB, Potyara Amazoneida Pereira Pereira, o livro se agrupa a partir de três eixos para fins de exposição dos artigos, originários de pesquisas acadêmicas no âmbito das políticas sociais: no primeiro eixo, descrevem-se os desafios para as políticas de seguridade social (previdência, saúde e assistência social) em meio aos avanços de práticas neoliberais e em um contexto de reformas.

No segundo, é analisado como as políticas sobre drogas, saúde mental e educação têm se desenvolvido no século XXI.

Já o terceiro aborda os desdobramentos das políticas urbana e da segurança pública.

Assim, esta obra busca contribuir para o debate crítico de ideias com análises de políticas sociais setoriais no Estado capitalista brasileiro, em tempos de retrocessos de direitos e avanços do conservadorismo.

Confira este lançamento no site da Editora UEMG, fazendo o download do e-book no link: http://eduemg.uemg.br/component/k2/item/202-politicas-sociais

Capítulo 1 – A política previdenciária brasileira em questão: construção histórica e retrocessos reformistas – Ana Maria Baima Cartaxo

ANA MARIA BAIMA CARTAXO

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Ceará (1969), mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992) e doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Atualmente, é Professora Adjunta – II aposentada da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), vinculada como voluntária ao Programa de Pós-Graduação de Serviço Social. Tem experiência na área de Previdência Social, com ênfase em Serviço Social.