Começa o Projeto ABEPSS AO VIVO e primeira live acontece nesta terça (16) no Youtube e Facebook

15/06/2020 20:00

A ABEPSS estreia em junho o ABEPSS AO VIVO, projeto multiplataforma de lives no Facebook e no Youtube da entidade. Elas contarão com a participação de diversas/os convidadas/os que debaterão temas importantes para o Serviço Social do Brasil e para a sociedade brasileira. A primeira live será realizada na terça-feira, 16, às 19h30 (horário de Brasília), com o tema «Crise do capital, pandemia e Serviço Social brasileiro».

Os participantes serão Elizabeth Borges, presidente do CFESS (UFBA); Julia Isotton, da Coordenação Nacional da ENESSO (UFSC); e Esther Lemos, presidente da ABEPSS (UNIOESTE-PR). A mediação fica por conta de Rodrigo Teixeira, da UFF de Rio das Ostras-RJ.

As lives vão acontecer sempre às terças-feiras, com dia e horário com ampla divulgação para que as/os interessada/os possam se planejar para acompanhar as transmissões. Para a realização, a ABEPSS criou uma comissão organizadora com profissionais integrantes de sua diretoria, membros dos Grupos Temáticos de Pesquisa (GTPs) e profissionais da área da Comunicação Social. Após a transmissão, os vídeos das lives ficarão disponíveis na TV ABEPSS no site da entidade e no Youtube.

Os temas sempre estarão conectados com os objetivos definidos para o Projeto:

– promoção de uma reflexão crítica sobre as contradições do capitalismo e sua exacerbação ainda maior durante a pandemia, com rebatimentos na Educação;
– o combate ao negacionismo da ciência e a promoção da produção científica do Serviço Social;
– a difusão da concepção e da lógica das Diretrizes Curriculares da ABEPSS, com leitura crítica da profissão;
– a mobilização de Grupos Temáticos de Pesquisa (GTPs);
– a publicização das ações da ABEPSS e da produção da entidade;
– a ampliação do alcance da comunicação da ABEPSS e de sua capacidade de interlocução e diálogo com estudantes de graduação e pós-graduação, assistentes sociais, docentes, supervisores de estágio, pesquisadores e com o conjunto da sociedade.

A presidente da ABEPSS, Esther Lemos, salienta a importância deste instrumento na atual conjuntura, como estratégica coletiva de combate ao negacionismo da ciência. «Vamos ampliar a valorização do Serviço Social como profissão de natureza interventiva e como área de produção de conhecimento. Traremos ao debate o que construímos historicamente para um diálogo com a realidade do contexto que estamos vivendo e da profissão. A promoção do encontro, por meio desse Projeto, fortalece os vínculos da categoria e o debate científico na área».

https://www.facebook.com/abepss