Mapeamento das ações coletivas de solidariedade junto à população vulnerável em razão da pandemia

25/05/2020 14:58

O Núcleo de Estudos em Serviço Social e Organização Popular – Nessop/DSS/UFSC, em parceria com o Comitê SUAS/SC – COVID 19: em defesa da vida, convida os movimentos populares, coletivos, igrejas e demais entidades da sociedade civil a preencher o formulário de Mapeamento das ações coletivas de solidariedade junto à população vulnerável em razão da pandemia.

Acesse https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfhIDQDWSpsMK-qEsZSLMy0gWdAd7pBCPbuvped-2bzTNGBsg/viewform

Com esse mapeamento, o Comitê SUAS/SC e NESSOP/DSS/UFS, pretende congregar este conjunto de esforços sociais e realizar ampla divulgação dessas nas redes sociais, imprensa e outros canais de comunicação, com vistas a intensificar as doações/contribuições/mobilizações em torno dos direitos socioassistenciais e a preservação da vida.

O termo solidariedade é polissêmico, com seus muitos sentidos, o entendimento do Comitê em Defesa do SUAS e do NESSOP, é de que as ações de solidariedade realizadas pelos coletivos, movimentos sociais e entidades, não ignoram o papel do poder público como viabilizador das condições socioeconômicas para as comunidades periféricas cumprirem o isolamento social.

Tal ideia de solidariedade não se vincula a narrativa neoliberal de culpabilizar os pobres pelos gastos e pela chamada crise do Estado.

As ações de solidariedade que aqui defendemos se pautam pelo discurso do direito social, do reconhecimento da nossa estrutural desigualdade e de que a luta deve ser pela apropriação pelos trabalhadores da riqueza socialmente produzida.

Sem negar que muitas ações de solidariedade nesse contexto de pandemia, estão organizadas pelo amor altruísta, pela perspectiva de ajuda, afirmamos aqui que ela tem um conteúdo ético–normativo, objetivando ser uma alternativa nos planos social, econômico e político, levando a autodeterminação dos sujeitos e promovendo condições de vida digna.

Para que nossos objetivos possam ser alcançados, solicitamos sua contribuição na divulgação desse formulário a movimentos populares, coletivos, igrejas e demais entidades da sociedade civil. Para qualquer dúvida quanto ao formulário escreva para nessop@contato.ufsc.brcomitesuassc.covid19@gmail.com

Comitê SUAS/SC – COVID 19: em defesa da vida, foi lançado em 15 de abril de 2020, com a finalidade de contribuir com gestores, trabalhadores, entidades e usuários dos municípios catarinenses nas medidas relativas à agenda dos direitos e do SUAS durante a pandemia do Coronavírus.

Acesse o Formulário https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfhIDQDWSpsMK-qEsZSLMy0gWdAd7pBCPbuvped-2bzTNGBsg/viewform

COMITÊ SUAS/SC-COVID19: EM DEFESA DA VIDA 

https://comitesuassc-covid19.org/?fbclid=IwAR1LoG1nVn0UpGGMe2hgSwKzBRiH-L4LBcp2HlB-tLWTPXSxxENDxSsjRqU

https://www.facebook.com/Comit%C3%AA-Suassc-covid19-em-defesa-da-vida-106525917697210

https://www.instagram.com/comitesuassc.covid19/