Normas de Submissão

A Comissão Organizadora do I Seminário Nacional de Serviço Social, Trabalho e Políticas Sociais a ser realizado entre os dias 27 e 29 de outubro de 2015 informa que:

Prorrogado para envio de trabalhos 10/08/2015.

– A divulgação dos trabalhos selecionados será em 10/09/2015.

Normas para submissão de trabalhos

 

Os trabalhos submetidos ao Seminário Serviço Social, Trabalho e Políticas Sociais deverão ser postados no site do evento, mediante inscrição, entre 20 de maio e 10 de agosto de 2015. Poderão contemplar resultados de pesquisa já concluída e relato de projetos e estudos em andamento, que ainda não tenham resultado de pesquisa, mas cujo conteúdo possa ser discutido no evento e serão organizados em três eixos temáticos:

  1. Trabalho e Questão Social – Trabalho e ser social; produção e reprodução da vida social; relações de trabalho; trabalho e seus aspectos econômicos, políticos e culturais; pobreza e desigualdade social; questão social na vida cotidiana; especificidades regionais e as expressões da questão social nos países da América Latina; trabalho do assistente social.

 

  1. Serviço Social: Fundamentos, Formação e Trabalho Profissional – Fundamentos teóricos do Serviço Social na realidade nacional e internacional; a produção do conhecimento no Serviço Social e processo de trabalho; mercado de trabalho, identidade e perfil profissional do Assistente Social; formação profissional e as exigências postas para o ensino, a pesquisa e a extensão; o projeto ético-político do Serviço Social.

 

  1. Política Social e Serviço Social – Conceitos e categorias fundantes da política social e sua apreensão pelo Serviço Social; tendências de implementação da política social; política social e impactos para as classes, o Estado e o fundo público; intervenção profissional nos diferentes campos das políticas sociais setoriais; política social: gestão, planejamento, controle democrático e financiamento.

 

A apresentação dos trabalhos será na modalidade comunicação oral individual, sendo assegurados 10 minutos para apresentação com o objetivo de garantir o tempo para os debates.

 

Cada pesquisador poderá submeter até três trabalhos, sendo individual e/ou coletivo, sem a indicação do nome do(s) autor(es) de cada trabalho no momento do envio do mesmo para a submissão. Somente após o aceite para a apresentação que os nomes dos autores deverão constar no trabalho.

 

Os trabalhos submetidos devem obedecer ao seguinte formato:

a)    a folha de rosto será em formato de formulário preenchido on-line no ato da inscrição do trabalho, como garantia de anonimato no processo de avaliação, conterá o título do trabalho, nome(s) do(s) autor(es), com respectiva profissão, vínculo institucional e título acadêmico, professor orientador (quando for o caso), endereço, telefone e e-mail; a vinculação a um eixo temático e indicação do apresentador do trabalho.

b)    Os trabalhos, de no mínimo 6 e no máximo 8 páginas, devem ser digitados com utilização de editores Word for Windows 6.0 ou 7.0, fonte Arial, corpo 11, espaço simples entre as linhas do texto, corpo 9 e espaço simples para citações longas, margens direita, esquerda, superior e inferior 2,5 cm.

c)    A primeira página do texto deverá incluir de forma centralizada, o título do trabalho em maiúscula e negrito, acompanhado do subtítulo, se houver, em minúscula, sem negrito, até 15 palavras. O RESUMO de até 150 palavras em português, com a indicação de três a cinco palavras-chave, sem parágrafos.

d)    O texto do trabalho deve começar com a INTRODUÇÃO, seguida das demais seções que constituem o DESENVOLVIMENTO do trabalho, e da CONCLUSÃO, cada uma delas antecedida por um indicativo (algarismo) ajustado à margem esquerda.

e)    As citações deverão ser indicadas no texto através do sistema de chamada autor-data, utilizando-se o rodapé com números, apenas para notas explicativas.

f)     As REFERÊNCIAS, ao final do trabalho, deverão obedecer às normas da ABNT em vigor.

 

Todos os trabalhos submetidos ao Seminário Serviço Social, Trabalho e Políticas Sociais serão avaliadospela Comissão Científica com base em pareceres emitidos por pareceristas ad hoc  considerando o seu mérito científico, de acordo com os seguintes critérios:

a)    Pertinência do trabalho em relação ao eixo temático proposto;

b)    Qualidade linguística: clareza e correção na redação;

c)    Conteúdo: fundamentação teórico-metodológica e contribuição para a produção do conhecimento na área do Serviço Social;

d)   Forma: obediência às normas especificadas para apresentação dos trabalhos.
Cronograma sobre Envio e Resultados da Avaliação

Data Atividade
20/05/2015 Data inicial para envio dos trabalhos
10/08/2015 Data final para envio dos trabalhos
10/09/2015 Divulgação dos trabalhos aprovados
18/09/2015 Data final para inscrição dos participantes com trabalho(s) aprovado(s)