Estrutura Curricular

CURSO DE DOUTORADO E MESTRADO EM SERVIÇO SOCIAL

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS DO DOUTORADO E MESTRADO EM SERVIÇO SOCIAL CRÉDITOS
 1º- Fundamentos da Pesquisa e Produção  de Conhecimentos em Serviço Social (Obrigatória do PPGSS) 04
2º- Tendências Teórico-Metodológicas do Serviço Social na Contemporaneidade (Obrigatória do PPGSS) 04
3º- a ser eleita por linha de pesquisa
-A Política Social no Capitalismo:gênese e desenvolvimento (Obrigatória da Linha de pesquisa 1) 04
-Ética, Direitos Humanos e Serviço Social (Obrigatória da Linha de pesquisa 2) 04
-Trabalho e Teoria do Valor em Marx (Obrigatória da Linha de Pesquisa 3) 04


 

 

 

 
____________________
CURSO DE DOUTORADO  EM SERVIÇO SOCIAL

Para atingir os 48 créditos o doutorando deverá cumprir 12 créditos em disciplinas obrigatórias, 24 créditos em disciplinas eletivas e 12 créditos pela defesa/aprovação da tese.

Os 12 créditos em disciplinas obrigatórias serão compostos através de três disciplinas obrigatórias de 4 créditos. Os 24 créditos em disciplinas eletivas deverão ser cumpridos pelo doutorando em no mínimo 08 créditos em disciplinas teóricas, 04 créditos em disciplinas teórico-práticas, 02 créditos em atividade supervisionada e 10 créditos em atividade de livre escolha.

As disciplinas teórico-práticas referem-se a Estágio de Pesquisa. Deverão ser realizadas junto a grupos de pesquisa vinculados ao PPGSS ou grupos de pesquisa de instituições nacionais ou estrangeiras conveniados com a UFSC/PPGSS sob a orientação de um pesquisador na área de estudo do doutorando. O Estágio Docência também se vincula à categoria de disciplinas teórico-práticas.

A disciplina eletiva supervisionada refere-se à Atividade Supervisionada, disciplina esta oferecida pelos orientadores. Sendo assim, o orientador precisa ofertá-la para que o acadêmico possa realizar a matrícula.

Distribuição de créditos

Créditos Doutorado

Disciplinas Obrigatórias

12

Disciplinas Eletivas

– teóricas

– teórico-práticas (Estágio de pesquisa e Estágio Docência)

– supervisionadas (Atividade Supervisionada)

– livre escolha ( teóricas, teórico-práticas ou supervisionadas)

24

08

04

02

10

Tese/Dissertação

12

TOTAL

48

Além de cumprir os créditos nas disciplinas, os doutorandos deverão entregar a proficiência em duas línguas estrangeiras, as quais não contam créditos. Estas proficiências devem ser entregues até o primeiro ano do curso.  Para maior compreensão sobre a proficiência, acessar o site www.ppgss.ufsc.br, no link Proficiência em línguas e lá encontrarão os horários das provas da UFSC e também a  Resolução de proficiência em linguas do PPGSS. Nesta resolução são mencionadas todas as possibilidades acerca da proficiência.

Após o cumprimento dos créditos, atribuição dos conceitos nas disciplinas e realização da proficiência em línguas o aluno poderá marcar a qualificação de seu projeto de tese.

____________________

 CURSO DE MESTRADO  EM SERVIÇO SOCIAL

Para atingir os 30 créditos o mestrando deverá cumprir 12 créditos em disciplinas obrigatórias, 12 créditos em disciplinas eletivas e 06 créditos pela defesa/aprovação da dissertação.

Os 12 créditos em disciplinas obrigatórias serão compostos através de três disciplinas obrigatórias de 4 créditos. Os 12 créditos em disciplinas eletivas deverão ser cumpridos pelo mestrando em no mínimo 06 créditos em disciplinas teóricas, 04 créditos em disciplinas teórico-práticas e/ou atividade supervisionada e 02 créditos em atividade de livre escolha.

As disciplinas teórico-práticas referem-se a Estágio de Pesquisa. Deverão ser realizadas junto a grupos de pesquisa vinculados ao PPGSS ou grupos de pesquisa de instituições nacionais ou estrangeiras conveniados com a UFSC/PPGSS sob a orientação de um pesquisador na área de estudo do mestrando. O Estágio Docência também vincula-se à categoria de disciplinas teórico-práticas.

No curso de mestrado o aluno poderá realizar diferentes composições no que diz respeito aos créditos das disciplinas teórico-práticas e supervisionadas. Sendo assim, fica a critério do aluno em conjunto com o orientador decidir se realiza 02 créditos em disciplinas teórico-práticas e 02 créditos em supervisionadas, OU 4 créditos em supervisionadas OU 4 créditos em teórico-prática. A disciplina eletiva supervisionada refere-se à Atividade Supervisionada, disciplina esta oferecida pelos orientadores. Sendo assim, o orientador precisa ofertá-la para que o acadêmico possa realizar a matrícula.

Distribuição de créditos

Créditos Mestrado

Disciplinas Obrigatórias

12

Disciplinas Eletivas

– teóricas

– teórico-práticas (Estágio de pesquisa e Estágio Docência)

– supervisionadas (Atividade Supervisionada)

– livre escolha ( teóricas, teórico-práticas ou supervisionadas)

12

06

02

02

02

Tese/Dissertação

06

TOTAL

30

Além de cumprir os créditos nas disciplinas, os mestrandos deverão entregar a proficiência em uma língua estrangeira, a qual não contará créditos. Esta proficiência deve ser entregue até o primeiro ano do curso.  Para maior compreensão sobre a proficiência, acessar o site www.ppgss.ufsc.br, no link Proficiência em línguas e lá encontrarão os horários das provas da UFSC e também a  Resolução de proficiência em linguas do PPGSS. Nesta resolução são mencionadas todas as possibilidades acerca da proficiência.

Após o cumprimento dos créditos, atribuição dos conceitos nas disciplinas e realização da proficiência em línguas o aluno poderá marcar a qualificação de seu projeto de dissertação.